Bagagem de mão – dúvidas

Bagagem de mão é um tema que sempre levanta muitas dúvidas, especialmente com a fiscalização que as empresas começaram a fazer antes do embarque. Para facilitar a sua vida , preparamos esse post especial com tudo o que você precisa saber e as respostas para as principais dúvidas.

O que é bagagem de mão?

A bagagem de mão é aquela que você não precisa despachar na hora do check-in e pode levar consigo para dentro do avião sem pagar nada, independente da tarifa adquirida. Ela deve ser acomodada no bagageiro superior ou embaixo da poltrona em frente à sua, conforme a orientação da companhia aérea durante o embarque. Em 2019 as companhias aéreas nacionais padronizaram e em todos os voos da Azul, Gol e Latam você pode levar:

  • um objeto pessoal bolsa/mochila com as seguinte medidas máximas: 35 x 20 x 45 cm
  • uma mala com as seguinte medidas máximas: 35 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura), já incluindo alças, bolsos e rodinhas, e com no máximo 10kg.

Bagagem de mão em voos internacionais

A regra de bagagem para voos internacionais da Azul, Latam e GOL segue a mesma de voos nacionais – mas caso você voe com companhias estrangeiras será preciso conferir quais são as medidas máximas da bagagem de mão adotadas, pois elas variam de empresa para empresa.

É importante ficar atento aos líquidos na bagagem de mão. Isso porque as restrições para o transporte de líquidos se aplicam também ao passageiro que, apesar de fazer um voo nacional, tenha uma conexão com embarque internacional. Segundo a Anac, itens em forma líquida e pastosa, como shampoos, condicionadores, cremes e similares podem ser levados sem restrição na mala de mão em voos domésticos, porém em voos internacionais há limite de até 100ml por embalagem. Lembrando que a fiscalização costuma ser rigorosa com líquidos na bagagem de mão, então se você chegar em sua conexão para algum voo internacional com líquidos em frascos com mais de 100 ml, terá de jogar fora quando passar pelos raios-x.

Posso levar bagagem de mão e mochila?

Todo passageiro pode embarcar com uma mala de mão mais um item pessoal, que pode ser uma bolsa de ombro, um mochila ou uma sacola pequena. Casacos podem ir na mão, assim não ocupam lugar nem na bolsa e nem na bagagem de mão.

O que pode levar na mochila dentro do avião?

A mochila é considerada bagagem de mão e também item pessoal – nada impede que você viaje somente com ela. Todos os seus documentos e objetos de valor devem ir com você na bagagem de mão do avião, nunca na bagagem despachada.

Qual o tamanho da mala de 10 kg?

Não há um padrão definido por lei para o tamanho das malas de bordo, que vão como bagagem de mão dentro do avião com você, por isso depende da companhia aérea. Atualmente as companhias brasileiras definiram que é permitido no máximo 55 cm de altura, 35 cm de largura e 25 cm de profundidade.

O que não posso levar na bagagem de mão?

Você não pode levar na bagagem de mão armas de fogo de todo tipo (inclusive, réplicas e armas de brinquedo), sprays de pimenta, ferramentas de mão de obra, isqueiros, líquidos inflamáveis, alvejantes, explosivos, venenos, ácidos, além de objetos cortantes como facas, tesouras, canivetes, entre outros similares. Em caso de alguma dúvida específica, consulte a companhia.

Como levar líquidos na bagagem de mão?

Você pode levar na bagagem de mão líquidos em geral (perfume, pasta de dente, gel, creme, esmalte, desodorante, etc), porém se atente a quantidade permitida. Em voos domésticos não há restrição, pode levar como e quanto desejar, desde que dentro do peso e volume definidos. Em voos internacionais os líquidos precisam ser armazenados em frascos de até 100 ml, condicionados em uma embalagem plástica transparente, com sistema de abertura e fechamento. A quantidade máxima de líquidos não pode ser superior a 1 litro e cada passageiro pode levar somente uma bolsa. Segundo a Anac, aerossóis e atomizadores não podem ser transportados em bagagem de mão, salvo se forem de uso médico ou de asseio pessoal (como desodorantes, perfumes e espuma de barbear). Porém, mesmo no caso de aerossóis de uso pessoal, eles somente podem ser levados na bagagem de mão na quantidade de até 4 frascos por pessoa, sendo que cada frasco deverá observar o limite de 300ml ou 300g. Em geral, as companhias aéreas abrem exceções para medicamentos, alimentos infantis, entre outros. Consulte a companhia aérea para mais detalhes.

O que pode levar para comer no avião?

É permitido levar comida no avião, de preferência na bagagem de mão. Mas nos voos internacionais preste atenção às restrições do país de chegada. Lembre-se que o avião é todo fechado e não há nenhuma ventilação e evite alimentos que tenham cheiro forte ou que possam causar indisposição e estragar seu voo!

O que levar na mala de mão para uma viagem internacional?

É importante levar dinheiro, cartões de crédito, documentos e aparelhos eletrônicos, já que esses itens jamais devem ser despachados. Também se deve levar remédios e itens de higiene que serão usados durante o voo. Sempre recomendamos levar uma muda de roupas adicional, caso a mala despachada se extravie.

Pode levar remédio na bagagem de mão?

Sim, sempre dentro da embalagem original do medicamento. Os passageiros que fazem uso de medicação contínua ou controlada (insulina, por exemplo) podem viajar tranquilamente, desde que tomem algumas medidas preventivas. Apesar de não ser obrigatório, em viagens dentro do Brasil, é indicado levar uma prescrição médica, registrada no nome do viajante, constando os medicamentos desse tipo que estão sendo transportados. Já no exterior, com diferentes normas sanitárias, é recomendado que o passageiro leve consigo também uma versão em inglês da receita e, se possível, a nota fiscal dos medicamentos.

Posso despachar minha bagagem de mão?

Algumas companhias permitem o despacho da bagagem de mão sem custo. Isso é bem útil quando se está viajando em família e uma ou duas malas de mão não contem itens de valor ou frágeis, já que são malas a menos para levar durante o embarque e desembarque. Para saber se a companhia permite o despacho, pergunte no check-in. A desvantagem é ter de aguardar as malas na esteira ao chegar ao destino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *